cais da pedra


Um almoço à beira rio. Fica ali em Santa Apolónia, numa casinha baixa, pintada de branco, com toldos azuis e elementos que nos lembram o mar, a praia. Chama-se Cais da Pedra e tem a assinatura do Chef Henrique Sá Pessoa. Está junto ao rio, tem uma esplanada incrível e uns sumos naturais de chorar por mais. Tem todos os ingredientes para um almoço de verão perfeito... Curiosos?


Já andávamos a namorar o Cais da Pedra há bastante tempo. Tempo demasiado, diria. A verdade é que raramente vamos para a zona de Santa Apolónia já que, por norma, os nossos passeios por Lisboa terminam ali algures no Terreiro do Paço. Nesta tarde estava um dia tão bonito e convidativo ao passeio que resolvemos aventurarmo-nos a ir um pouco mais além — e depois de tanto falarmos deste espaço, considerámos que era o dia perfeito para o visitar. E assim foi...


Apesar de os acessos até lá estarem um pouquinho condicionados, devidos às obras sem fim que assolam a cidade, a verdade é que chegámos lá num instante. Para quem vai de carro, como nós, estacionar pode ser um problema já que o parque associado ao restaurante não é muito grande, é pago e ali perto não há grandes alternativas. Ainda assim, conseguimos estacionar o carro tranquilamente e entrámos sem demoras.




cais da pedra

O Cais da Pedra fica junto ao rio, numa zona de antigos armazéns que apoiariam os negócios costeiros e que hoje estão totalmente reabilitados, modernizados e muito convidativos ao passeio. É um espaço amplo com uma bonita esplanada virada a sul, perfeito para receber um grupo de amigos num almoço descontraído ou num afterwork para um cocktail de final do dia.



A oferta é variada mas as estrelas da casa são mesmo os hamburgueres e sumos naturais. De fazer notar, no entanto, que os clássicos devem ser também deliciosos (e que eu fiquei de olho no caril de camarão!). Nós acabámos por pedir um hamburguer e uma salada — que na altura eu estava decidida a não me desviar das dietas — e ambas as escolhas estavam muito boas.

Ele pediu o Bacon&Ovo, com barriga de porco fumada, ovo estrelado, cheddar, maionese de alho, alface e tomato e eu optei pela salada Caesar de Frango, com peito de frango grelhado, lardons de bacon fumado, croutons e queijo parmesão com molho caesar. Os acompanhamentos são pedidos à parte e ele adorou as batatas fritas caseiras. 


Para fechar com chave de ouro, acabámos a refeição com o crumble de maçã e framboesas que estava absolutamente divinal! Foi mesmo o remate perfeito para um almoço descansado, enamorado e prolongado. 




A decoração do Cais da Pedra está giríssima; tem um misto de industrial, remetendo para a antiga utilização do espaço, com um toque de modernidade e descontração. O grande pé direito está ornamentado com candeeiros que nos lembram os antigos candeeiros de fábricas e todo o espaço tem imensa luz natural, já que toda a fachada a sul está emoldurada por grandes janelas, que se abrem para uma vista incrível sobre o rio. 

O branco das paredes contrasta com as madeiras toscas das mesas e as peles das cadeiras e o toque de cor é-nos trazido pelos guardanapos de pano, ao xadrez azul e branco. Por ser tão amplo e ter mesas grandes, este é uma óptima opção para um almoço de negócios ou um jantar de grupo.


Por ser considerado cozinha de autor, no Zomato podemos ver que o custo de refeição para duas pessoas ronda os 50€. Creio que nós pagámos 42€ o que, para um almoço, pode ser um pouquinho puxado, acabando por tornar este espaço num espaço de "ocasiões especiais", como um jantar de aniversário, por exemplo.




devias aparecer mais...

E porque tudo aquilo que mais tenho ouvido ultimamente é que "devia aparecer mais", comecei por contrariar a tendência de ficar atrás da lente para vos mostrar alguns pormenores e novidades cá em casa, como os anéis ou os brincos Stone by Stone (da nova colecção, num registo bem minimalista, como eu gosto).


Fiquem então com esta sugestão, perfeita para um almoço (ou jantar) de verão. E agora partilhem tudo: quais os vossos sítios prefeitos para uma refeição de verão em Lisboa?


Av. Infante D. Henrique

Armazem B, Santa Apolónia
Todos os dias
Das 12h às 24h

8 comentários

  1. Confesso que fiquei com àgua na boca ahahah e que fotos lindas.

    Beijinhos,
    La La Land

    ResponderEliminar
  2. Ai, que sítio tão bonito! Fiquei de olho nesse restaurante - e nesses anéis. E na impossibilidade de visitar o restaurante tão cedo dado que sou do Porto, fico-me pelos anéis! Vou ja espreitar ao site :)

    ResponderEliminar
  3. Bem... fiquei fã e só tenho pena de não teres mostrado o interior desse crumble :)
    E sim... tens MESMO de aparecer mais :)

    ResponderEliminar
  4. Aiai, ando com este espaço de baixo de olho há imenso tempo, sabes? Sobretudo, pelas pizzas, confesso. Aliás, ao contrário de ti, é rara a semana que não passo por esses lados — à saída do metro dou logo de caras com o Cais da Pedra, reparaste??

    Vamos torcer para que a visita seja para breve!
    Beijinho, Sara :) *

    ResponderEliminar
  5. Já ouvimos muito falar deste sítio. Mas se é recomendado por ti, então ainda gostamos mais!

    ResponderEliminar
  6. Thanks For Sharing Great Information. It was very helpful
    http://organichealthplanet.com/

    ResponderEliminar
  7. Da próxima experimenta outra das sobremesas deles de topo, que é a tarte banoffe. 5 estrelas ;)

    cacaucaramelo.blogspot.pt

    ResponderEliminar