Cantinho do Avillez


Parque das Nações. Há um novo espaço com assinatura de um dos chefs nacionais mais conceituados. É um novo cantinho, junto ao rio, com uma carta deliciosa e uma esplanada bem apetitosa. É tão perfeito para um encontro de amigas, um serão a dois, um almoço de negócios ou um jantar de grupo. No post de hoje prometemos trazer várias (boas) razões para darem um pulinho ao Parque das Nações e ficarem a conhecer o novo restaurante de José Avillez...





O único Cantinho que conhecia era o do Porto, que vos mostrei por aqui ou por ali. Foi uma experiência incrível e desde então que ansiava conhecer o de Lisboa. Verdade seja dita que, desde então, no meio do corre-corre do dia-a-dia, já abriu um segundo Cantinho em Lisboa. E agora não podia mesmo deixar passar. Aberto há muito pouco tempo, esta novidade na cidade promete trazer um espaço revitalizado, com o selo de qualidade de sempre, do Chef que já tão bem nos habituou. 





José Avillez inaugura um novo espaço, o primeiro com vista para o Tejo, onde podemos encontrar o melhor da cozinha portuguesa contemporânea, onde os sabores de sempre se harmonizam com o toque das inspirações das muitas viagens feitas pelo chefe. No Cantinho do Avillez do Parque das Nações encontramos um espaço mais jovem e fresco, com decoração descontraída, colorida, onde pequenos detalhes tradicionais convivem com linhas modernas. As grandes janelas voltadas para a esplanada ajardinada fazem do restaurante um espaço cheio de luz e muito apetitoso, especialmente agora no verão. Temos uma sala no piso térreo, que abre para o pátio exterior e depois, no segundo andar, uma outra sala e mais um terraço ao ar livre.







Agora no verão, o cartão de visita é mesmo a esplanada deliciosa que nos convida a sentar, pedir um cocktail e desfrutar. E foi exactamente isso que fizemos. Este foi um almoço descansado, num dos meus dias de folga. Levei a minha irmã — que é sempre a melhor companhia nestas andanças — e fomos as duas, em jeito de passeio, até à [eterna] Expo. Não foi difícil encontrar o restaurante, uma vez que fica na correnteza dos principais restaurantes da zona. Pedimos, sem hesitar, uma mesinha lá fora. O pedido foi feito de acordo com as sugestões de quem tão bem nos recebeu.  



Partilhámos, como sempre. Aliás, as nossas refeições têm sempre um sabor mais especial se forem partilhadas. Pedimos para entrada uns ovos verdes com molho tártaro, depois seguiu-se o prato de peixe, onde os carabineiros do Algarve são estrela. Já tínhamos ficado de olho nos carabineiros do Bairro do Avillez e esta combinação com arroz de jasmim e molho thai deixaram-nos deliciadas. Tanto a entrada como esta opção de prato de peixe não podiam ter sido escolha mais acertada. Foi o arranque perfeito para uma refeição leve e divertida.



Continuámos o pedido e desta feita optámos por provar o bife à Cantinho, servido com creme de alho, presunto e batatas fritas caseiras. E (senhores!) como estava delicioso. Divinal, diria até. Somos as duas grandes apreciadoras de um bom prato de carne e não resistimos a um bife tenro e saboroso. Especialmente se vier condimentado de forma sublime e acompanhado simplesmente com umas batatinhas fritas caseiras. A partilhar, claro, está. E estava uma delícia!


Para encerrar a refeição com chave de ouro — pois claro — duas sobremesas, também para partilhar. A especialidade do chefe, a sobremesa que dá pelo nome de Avelã, já a conhecíamos. Por isso preferimos experimentar outras opções. As nossas escolhas recaíram no leite-creme de laranja e baunilha e no bolo de chocolate à Cantinho com gelado de morango. O leite creme estava absolutamente imperdível e acho que acaba por ser a escolha a fazer. Uma sobremesa suave e aveludada, com a textura cremosa no ponto, aromatizada com laranja e baunilha (que, só por si, é uma combinação vencedora) e uma crocante camada de açúcar caramelizado fazem o remate magistral de uma refeição digna. O bolo de chocolate com gelado também era delicioso mas considerámos ser uma escolha mais trivial. Bom, mas sem aquele toque diferenciador. Por isso, já sabem: têm mesmo que provar o leite creme!



Se tivesse que comparar com o Cantinho do Porto, diria que este do Parque das Nações tem um ambiente mais informal, igualmente elegante, mas mais descontraído. Além disso, oferece-nos ainda refeição de almoço por 15€ o que é perfeito, dado que se enquadra numa zona urbana empresarial e acaba por ser a escolha perfeita para um almoço de negócios, diria. O menu incluí couvert, uma bebida, um prato principal e café. Além disso, sabiam que podiam ainda oferecer um voucher para duas pessoas? Quando não souberem o que oferecer ao pai ou à mãe, ao tio ou à madrinha ou até mesmo ao mais-que-tudo, podem sempre regalar com uma refeição. Custam 80€ o voucher e dá-vos acesso a uma refeição para duas pessoas, com couvert, entrada, prato principal, sobremesa e bebida (copo de vinho JA, cerveja ou refrigerante), água e café. Conseguem-no adquirir em qualquer restaurante Avillez.



Cantinho do Avillez
Rua Bojador 55 Lisboa
Todos os dias
Das 12h às 23h

Enviar um comentário