Social icons

made in portugal #2

16 julho 2021

Projectos portugueses que surgiram em plena pandemia. Esta é uma rubrica que visa dar espaço — e voz — a projectos pensados e criados por portugueses que se viram motivados (seja por obrigação ou simplesmente por inspiração) a criar novas oportunidades e negócios próprios. Hoje trago-vos um cabaz cheio de cor e sabor, cheio de frescura e formosura, todo ele pensado ao pormenor. Chega-nos pelas mãos do Chico e vocês vão querer conhecê-lo.



Este é um negócio delicioso, com uma história muito especial. É mais do que um projecto começado no meio do caos de uma pandemia. É um abraço entre família, que com o nome homenageia o filho pequenino dos mentores desta ideia, Nelson e Tay — o Chico. 

Quando o covid começou, esta família viu-se perante grandes dificuldades (como, aliás, tantas outras), como o desemprego. Depressa perceberam que tinham que arregaçar as mangas e lançar mãos ao trabalho, mesmo que isso implicasse mudar de área — e de vida, no geral. Foram à luta, com a ajuda de um familiar, e começaram do zero, numa garagem pequenina, envoltos em inseguranças e incertezas mas seguramente confiantes de que, juntos, iriam conseguir vencer as adversidades.


Depressa a garagem se tornou num pequeno armazém e hoje, pouco tempo depois do arranque do projecto, o Chico da Fruta conta com mais de 17,5k seguidores no instagram e um leque de clientes fiel e muito satisfeito.


A máxima do Chico é levar ao consumidor frutas e legumes de grande qualidade em formato de cabaz semanal [...] selecionamos as frutas com muito rigor e compramos sempre a pequenos produtores portugueses.


Os cabazes do Chico têm um custo de 21,5€ e são compostos por cerca de 12kg de frutas e legumes da época, criteriosamente seleccionados. Os novos cabazes são anunciados todos os finais de semana na conta de instagram e todas as semanas há uma receita diferente a acompanhar o cabaz, variando de acordo com a oferta. Os cabazes são entregues em mão, pelos próprios, em caixas de cartão que podem (e devem!) ser re-aproveitadas para próximas entregas, nas zonas de Almada, Seixal, Lisboa, Odivelas, Cascais, Oeiras, Amadora, Barreiro e Loures.


Para além de todo o conceito do cabaz e da qualidade dos produtos, toda a comunicação da marca e a história por detrás do projecto fazem com que o Chico da Fruta seja um dos mais queridos que conheci recentemente. Conheçam-no por aqui e recebam-no em vossa casa, para que possa alegrar os vossos dias e as vossas mesas.

Enviar um comentário