natal: no porto


O regresso à Invicta, a cidade do meu coração. É quase tradição: todos os anos visito a minha cidade predilecta. E sempre acontece numa altura do ano diferente, o que traz uma certa magia à ocasião. É sempre um bom passeio ir ao Porto. Seja na primavera, para contemplar os jardins floridos, ou no verão, para beber um fino gelado na Base, no outono para comer umas castanhas e beber um porto quentinho na Ribeira ou no inverno, para nos encantarmos com as ruas iluminadas e a grande árvore de natal dos Aliados. Este ano é esse o cenário que nos esperava e o fim-de-semana não podia ter sido mais especial...



Há mais de um ano que não visitava o Porto e eu prometi a mim mesma que, pelo menos uma vez por ano, teria que rumar a norte para matar saudades de uma das minhas cidades preferidas.


São várias as publicações sobre a cidade do Porto que vou coleccionando aqui pelo blog. Se tiverem curiosidade, é só seguirem este link e deixarem-se deliciar por todas as partilhas que já foram partilhadas por aqui.


Miradouro da Vitória

Desta vez foi uma escapadinha a quatro, com a mana e cunhado, e foi muito gostoso. Tivemos imensa sorte com o tempo no sábado e deu para passear bem pela cidade e reviver todas as tradições.


Há ruas, restaurantes e sítios que são imperdíveis e têm que ser revisitados, a cada visita ao Porto. A Casa Guedes, o Brasão do Coliseu, o Miradouro da Vitória, o Mercado do Bolhão, a Confeitaria do Bolhão, o Porto bebido ao final da tarde na Ribeira (...) tudo isto faz parte da experiência e magia da cidade. Este ano, contudo, encontrámos um Porto completamente under construction; obras em toda a cidade (que, por norma, já tem bastantes) mas desta vez de grandes proporções, já que estão a prolongar o metro e acaba por influenciar praticamente todas as ruas e artérias principais.


Confeitaria do Bolhão

Em contrapartida, as obras do Mercado do Bolhão estão concluídas e eu não podia ter ficado mais feliz, já que visitar e fotografar mercados é a minha perdição.





Já as obras espalhadas por toda a cidade não vos sei dizer ao certo quando terminarão. Esperemos que em breve. Imagino-me turista, a visitar o Porto pela primeira vez, e a ficar muito desanimada com o cenário actual. Mas acredito que as melhorias serão significativas e que a cidade vai ficar linda!




Mercado do Bolhão

Para já, deixo-vos as seguintes recomendações: uma manhã na Confeitaria do Bolhão, para tomar o melhor pequeno-almoço da vida, seguida de um passeio pelo bonito e renovado Mercado, mesmo em frente. Um saltinho depois à loja de decoração mais querida e com os cheirinhos de casa mais maravilhosos, que só existe no Porto, a Muy Mucho (conheci-a em Madrid e é paragem obrigatória sempre que vou lá à Invicta, já que é a única loja em Portugal). 

Depois descer pelos Aliados, passar pela Estação de São Bento, atalhar pela Rua das Flores, seguir pelo Mercado Ferreira Borges, visitar o Palácio da Bolsa (visita guiada a 10€, entrada normal) e descer até à Ribeira. O entardecer lá é sublime e se acompanhado com umas castanhas assadas quentinhas e um brinde com um cálice de vinho do Porto... melhor ainda!






Um pouco acima da Ribeira, se subirem pela Rua do Comércio do Porto, encontrarão aquela que foi a nossa mais recente descoberta e que rapidamente se tornou num ponto de paragem obrigatório nas próximas visitas ao Porto: o Restaurante Bom Talher é um espaço bem castiço e acolhedor, onde o sotaque do norte é o cartão de visita e a comida caseira e deliciosamente bem preparada é a receita para este se ter tornado num dos restaurantes onde mais gostámos de jantar, no centro do Porto. Pedimos rojões, picanha e polvo à lagareiro e fechámos com chave de ouro, com as rabanadas à poveiro que era absolutamente divinais! Aconselhamos a visita, caso queiram jantar pelo Porto.


Ainda no roteiro de passeio pela Invicta, não deixem de visitar o Centro Português de Fotografia (entrada livre e dos pisos superiores ainda têm uma vista bem bonita sobre a Ribeira), edificado na Antiga Prisão, mesmo ao lado da Igreja e Torre dos Clérigos. Se o tempo permitir, aproveitem para passear pelo Jardim da Cordoaria, tomar um fino na Base Porto, conhecer a emblemática Livraria Lello (5€ de entrada, que podem ser deduzidos na compra de um livro), fotografar a bela fachada da Igreja do Carmo seguida da famosa parede de azulejos com assinatura da Joana Vasconcelos, na lateral do restaurante Steak 'n Shake


Tenho ainda vários roteiros, sítios incríveis para visitar e actividades imperdíveis para fazer no Porto. Será que teriam interesse em que eu fizesse um roteiro de 3 dias pela cidade? Tudo assim muito explicado e ilustrado para vos ajudar a organizar a vossa próxima viagem à Invicta?







Uma coisa é certa: mesmo com obras pela cidade toda, há qualquer coisa de mágico no Porto. É como se fosse 'casa longe de casa'. E é sempre um privilégio voltar, especialmente quando está tudo decorado para o Natal para nos receber...

Voltaremos em breve, com as habituais sugestões de prendas de Natal. Aproveitem e espreitem as do ano passado aqui!

Enviar um comentário