Honorato


A novidade na Cidade. Na verdade já não é bem novidade; toda a gente já ouviu falar no Honorato. Mas nunca ninguém o viu como este novo no Chiado. Abriu há pouco tempo e já promete ser sensação. Tem uma sala ampla, bem iluminada e fica mesmo no coração de Lisboa. Já ali, no Largo Rafael Bordallo Pinheiro, um espaço que vale (tanto) a pena conhecer. E acreditem, se até então não me tinha rendido a esta casa de hamburgueres artesanais, agora não há volta a dar: estou encantada.


A minha impressão é que, por momentos, já não estamos ali, em Lisboa. Quase que sentimos que estamos em Brooklyn ou Nova Iorque (não que eu conheça quer um, quer outro; mas pelo menos é a ideia que tenho). Espaços amplos, grandes vãos, muita luz, um pé direito enorme. Tons sóbrios, madeiras escuras, objectos um tanto ou quanto toscos, peças diferentes, registos individuais, espaços com muita personalidade. E eu adoro. Aliás, foi um verdadeiro deleite perder-me a fotografar este espaço.



Mas não demoramos muito a voltar a Portugal. Afinal, somos presenteados logo à entrada com o famoso Mata-Bixo. Confesso que não me recordo ao certo o que era, este mata-bixo, pois pelo que li (numa tentativa de partilhar convosco as informações mais acertadas), já serviram como mata-bixo ovinhos de coderniz, coxinhas de frango [...] mas muito sinceramente eu ia jurar que o que nos serviram eram croquetes de alheira (ou seria farinheira?). Bem, a verdade é que guardo na memória que era bem bons e que serviu para aconchegar bem o estômago enquanto escolhíamos o nosso menu. 


Estava com a minha Joaninha e já é sabido que não comemos muito, por isso o nosso pedido veio em formato mini. Mas (tenho que admitir) um mini não me satisfaz. Para a próxima que venha o senhor hamburguer porque se é para enganar a dieta, que se engane à grande.


Para ela o x-egg, com alface, tomate, queijo e ovo; para mim o falcão, com agrião, tomate, bacon, cebola e cheddar. Confesso que, talvez por ser em formato mini (e vocês sabem que para mim, tudo o que é pequenino tem graça), os hamburgueres vinham super bem apresentados, deliciosamente montados e visualmente apetitosos. O sabor era condizente.


Para acompanhar a refeição não resisti em experimentar o Berry Good, um cocktail sem álcool, com lima, hortelã, frutos vermelhos, sumo de arando e uma amora fresca para finalizar. Uma caneca bem servida, doce no ponto, com os sabores muito bem equilibrados. Fiquei fã e hoje apetece-me voltar lá só por este berry good cocktail.  


Terminámos a nossa refeição e, por incrível que pareça, não conseguimos pedir sobremesa — simplesmente porque tínhamos ficado super bem com a nossa mini escolha. De qualquer das formas, não guardo assim grandes lembranças da mousse de chocolate do Honorato. Pode ser que, numa próxima, me venha a surpreender. 

Depois de mais dois ou três dedos de conversa, continuámos a contemplar os vários detalhes do espaço, que prima pela amplitude e pela imensa luz que entra, pelo jogo dos apontamentos cruzados, dos couros das cadeiras, das tachas dos assentos, das mesas de madeira, pelos candeeiros suspensos. Mas a grande atração é mesmo a parede com a assinatura Vhils, que dá imenso caracter ao espaço, tornando-o, só por si, merecedor de visita.


Esta foi, de longe, a minha melhor experiência no Honorato e se a vontade de um hamburguer artesanal surgir ou o desejo de um berry good docemente gelado me arrasar, é ao do Chiado que irei voltar. Sem dúvida. Espreitem a página do Honorato no Zomato e vejam por vocês mesmo. Partilhem nos comentários as vossas opiniões ou sugestões e novidades na cidade. Vou adorar ler. Tenham uma boa continuação de semana; já vamos a meio!

6 comentários

  1. Tem tudo óptimo aspecto e o espaço parece ser muiiito giro. Mas...esse "berry good" parece absolutamente delicioso! :)

    ResponderEliminar
  2. Pode ser impressão por causa da foto, mas esse formato mini até parece grande. Tudo tem excelente aspecto tanto a comida como o local e esse berry good tem pinta de ser uma bebida perfeita para uma tarde de verão :)

    Carolina | 1495 Metros acima do nível do mar

    ResponderEliminar
  3. Confesso que não sou muito de hamburgers, mas a bebida deixou-me cheia de vontade de conhecer o restaurante. Adorei as fotos e admiro sempre quem se consegue aguentar e fotografar a comida. Como estou a viver no Brasil, não sei dar muitas sugestões, mas agradeço todas as que consigo encontrar e este Honorato é capaz de ser um local a visitar. ;)
    Manuela
    https://girlsjustlikeus.wordpress.com

    ResponderEliminar
  4. Em primeiro lugar queria só dizer que enquanto li isto, juro que podia imaginar a tua voz na minha cabeça a falar, com as tuas expressões e o teu jeito tão doce de falar ahahahaha :) "Estou encantada", "um deleite"... conheço-te há um mês e já te apanho expressões :)

    De todas as vezes que fui ao Honorato, comi sempre o prato mini ahahahah e no outro dia fui com a Martins e parecíamos um casal: pedimos um hambúrguer dividido ao meio ahahaha :) <3

    ResponderEliminar
  5. Não gosto dos hamburgueres deles mas esse espaço é maravilhoso sem dúvida. É o antigo BCN?

    ResponderEliminar
  6. Óptimo aspecto! *-*

    http://glamourandsparkletrends.blogspot.pt/

    ResponderEliminar