MONDAY INSPIRATION #7


Para começar bem a semana. Hoje celebramos não só o Dia da Criança — que, para mim, deveria ser todos os dias! — mas também a descoberta de um projecto delicioso, com cheirinho a café fresco, canela e pão quente. Um projecto que promete aconchegar as vossas manhãs, tornando-as ainda mais gostosas e animadas. Afinal, é de manhã que se começa bem o dia. Estão curiosos?

(imagem daqui)

Brunch. Como é que tanta coisa boa pode caber numa palavra tão pequenina? Ou melhor, num só livro [...] sim, porque a inspiração que hoje vos trago vem impressa num livro lindo, recentemente lançado. Brunch — é assim que se chama o projecto que conta com mais de 150 receitas simples e deliciosas, que prometem tornas as vossas manhãs ainda mais apreciadas e bem temperadas.

(imagem daqui)

Num registo minimalista mas com muito bom gosto, este pequeno livro apresenta-nos, através de fotografias maravilhosas, receitas para pequenos almoços - almoçarados, bem caprichados, repletos de pormenores e segredos deliciosos. Traz-nos agradáveis combinações mediterrâneas mas esconde uma pitada dos sabores europeus, temperos asiáticos ou apontamentos americanos.

(imagem daqui)


Não podemos referir o Brunch delicioso sem antes falar do sucesso que foi “Da Horta Para a Mesa – Boa Comida, Boa Vida”. É uma homenagem sincera e dedicada à vida e aos prazeres do campo, de Cláudia Villax. Aliás, convido-vos a conhecer aquilo que de melhor a horta traz para a nossa mesa; um livro que nos aproxima da terra, do cultivo, do semear e do colher, do prazer de nos guiarmos pelo curso da natureza, pelo embalo das estações [...] neste livro podemos encontrar algumas "dicas sobre como cultivar uma horta biológica de verão, ideias para tirar o máximo partido dos legumes, receitas simples, leves e deliciosas preparadas com os produtos da estação e perfeitas para os dias mais quentes" por isso vão gostar de espreitar mais aqui.


(imagem daqui)

E porque não há duas sem três, não podia deixar de convosco partilhar a Azeitona Verde. Um projecto lindo, que abraça os dois que referi anteriormente. É um site, é uma quinta, é uma marca. É tudo de bom, de orgânico, de biológico. É o melhor que a nossa terra tem para nos oferecer, é um trabalho de paixão que nos traz produtos de qualidade. Azeitona Verde é uma Quinta familiar em Marvão, que produz azeite biológico, azeitonas verdes e está ainda na base de um projecto que deve ser encorajado: o de salvar os olivais ancestrais, sendo que podemos adoptar uma oliveira e permitir assim que se promova o equilíbrio e a perpetuação de tradições milenares. Espero que tenham ficado curiosos e não deixem de espreitar o site Azeitona Verde e de dar um olhinho nos livros Brunch e Da Horta para a Mesa. Tenho a certeza que vão adorar e que a vossa semana vai começar muito mais inspirada!

2 comentários

  1. Ainda hoje fiz um post com o livro :) quero muito!

    ResponderEliminar
  2. Adoro que esta rubrica receba temas e detalhes tão diferentes de semana para semana :)

    ResponderEliminar