Landeau


E o melhor bolo de chocolate. Estamos de regresso, é verdade. Depois de uma semana intensa, recheada com partilhas deliciosas (muitas delas saborosas e todas elas saudosas) de Paris, chega a hora de regressar, finalmente, a Lisboa. A esta cidade que nos acolhe como só ela, que nos viu nascer, crescer, viver. E porque já estava cheia de saudades de Lisboa, nada faria mais sentido — para regressar em grande — do que vos trazer um dos meus bolos de chocolate favoritos, num dos meus espaços de eleição.


Lx Factory. É curioso; sempre soube que gostava muito deste espaço, em Alcântara. Mas nunca me tinha apercebido que gostava tanto. A verdade é que, desde que voltámos de Paris e fomos ingressando, aos poucos, na rotina normal lisboeta, já lá fomos passear (ao Lx Factory) umas quatro ou cinco vezes. Invariavelmente, sempre que estamos juntos e pensamos ir beber um café ou tomar um refresco, a ideia de ir para o Lx assalta-nos de imediato a memória.


Esta é a partilha do nosso passeio no último fim-de-semana. O outono começa agora a instalar-se de forma mais confortável e as tardes já pedem um sítio resguardado, que nos aconchegue com um café quente e uma fatia de bolo de chocolate.


A propósito desta súbita vontade de chocolate, lembrámo-nos de passar pelo Landeau. Apenas lá tínhamos estado uma vez e lembro-me que tinha adorado aquele bolo-maravilhoso-de-chocolate. Lembro-me até de guardar para mim que era o verdadeiro melhor bolo de chocolate do mundo. E passado este tempo todo, comprova-se: é divinal.


O espaço está diferente, desde a última vez. Mantém o mesmo espírito e apresenta as mesmas peças, mas agora com outra disposição. Eu gosto! É arejado e iluminado, mas é também, no entanto, é um espaço confortável e aconchegante.


E agora, olhando bem para estes registos antigos e para os detalhes de agora, sinto que não é só o espaço que está diferente. Já viram o que uma diferença de um ano faz nas minhas fotografias? Estão mais puras, mais claras, menos editadas, mais reais. E mais bonitas, também, não acham?


Agora o mais importante, o que permanece imutável, continua delicioso e continua a ser o melhor bolo de chocolate do mundo? É este delicioso pequeno pecado de chocolate Landeau. Um bolo que não é ó bolo. É a sublime exaltação do chocolate ao seu expoente máximo. É bolo, é mousse, é cobertura suave de cacau em pó, é uma explosão de sabores. É divino.


Fica assim esta partilha, para vos inspirar e relembrar que já vamos a meio da semana. Vão pensando o que fazer no vosso próximo fim-de-semana. Esta é uma óptima sugestão. E deliciosa. Aventurem-se.

9 comentários

  1. Não sou nada fã de bolos e por isso nunca experimentei este, mas já entrei para ver o espaço. É mesmo um mimo!

    ResponderEliminar
  2. Tenho que ir experimentar!! Parece delicioso.

    ResponderEliminar
  3. A minha visita ao LxFactory está para breve, tenho tanta curiosidade em visitar esse "mundo"! Ahh, estou pertinho do Landeau no Chiado, sabes? Já está na minha lista de visitas há algum tempo, [...] esperemos que esteja para breve!

    Beijinho Sara :) *

    ResponderEliminar
  4. Mas que espaço tão giro! E esse bolo de chocolate... :)

    | INDIGO LIGHTS

    ResponderEliminar
  5. O bolo é mesmo delicioso e esse espaço, pelo que vejo, merece uma visita. Obrigada!

    ResponderEliminar
  6. E com um regresso desses...assim sim! Eu já lá me fui lambuzar e é de facto uma perdição!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar
  7. Esse espaço é lindo! E esse bolo tem um aspecto divinal! :)

    Isa M., Tic Tac Living

    ResponderEliminar
  8. Só digo uma coisa: esse bolo de chocolate <3

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar