oh, darling #5


Love&berries. Um bolo para uma ocasião especial. Porque esta semana andamos particularmente em love mood — e porque amanhã celebramos uma data que se tornou muito querida aqui no blog — resolvemos partilhar convosco uma receita deliciosa que podem fazer para agradar a vossa alma gémea. Curiosos?

A partilha desta receita serve também para vos avisar que o blog logo à noite estará fechado. Queremos que esteja tudo perfeito para amanhã. E prometemos trazer muitas novidades. Mas, para já, porque este bolo ficou uma maravilha, partilhamos o segredo de [saber] conquistar pelo estômago. É feito de três andares. De frutas frescas. E amor. Muito amor.

A receita é muito simples e só precisam de:



Para o bolo: Bater as (4) claras em castelo. Noutro recipiente, bater as gemas com 1 chávena de água e ir deitando o açúcar até obter uma mistura aveludada. Adicionar a farinha e por fim incorporar as claras, misturando delicadamente.

Numa forma untada, levar ao forno a 180º por cerca de 35/50 minutos.

Para o recheio: Levar ao lume 1 lata de leite condensado com as 2 gemas, 1 colher de sobremesa de margarina e um pouco de extracto de baunilha ou raspa de limão (a gosto). Deixar a mistura cozinhar em lume médio até ficar homogénea. Retirar do calor e adicionar 200ml de natas. Envolver tudo muito bem e reservar.  

Por fim é ir colocando os frutos vermelhos a gosto.




A receita foi retirada daqui e seguida (quase) à risca. Mas eu acho que, no final de contas, o bolo só precisava de uma chávena de açúcar, em vez de duas. O recheio é um pouco doce demais para meu gosto, por isso acrescentei-lhe sumo de um limão para quebrar um bocadinho aquela gulodice toda. Podia também ter sido mais generosa nos morangos entre camadas...


No entanto tenho que vos dizer que ficámos muito orgulhosos com o resultado. Não pensávamos conseguir cortar as camadas de forma tão uniforme mas esta massa de bolo é perfeita para isso. Numa próxima oportunidade, vamos experimentar rechear ou com chantilly ou com creme de chocolate negro — ambos ficam maravilhosos com frutos vermelhos!


Adorámos o resultado e devo dizer-vos que acompanhado com um cálice de vinho do porto ou uma taça de espumante fica divinal e muito (muito!) adequado à ocasião do Dia dos Namorados. Agora digam-me: gostaram da receita? Quem pensa experimentar?

11 comentários

  1. Tem muito bom aspecto! :D acho que merece uma chance! :)

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto meu Deus! Vou sem dúvida experimentar, tem ar de ser delicioso.

    Beijinhos
    http://lostinsarasworld.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Parece delicioso, tem ótimo aspeto!
    www.somethingcontemporary.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Uau! Que nhamiiii. Faz lembrar o miss Pavlova!

    ResponderEliminar
  5. Oh darling indeed! Ficou mais do que perfeito :) Lindo!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar
  6. Tem um ar delicioso!
    Muito bonito :)

    Beijinhos,
    Carolina

    ResponderEliminar
  7. Estou quase a fazer anos e parece-me uma boa opção (:

    ResponderEliminar
  8. que bolo lindo. me deu água na boca :)

    ResponderEliminar