4 coisas mudar

(instagram saracabido)

Urgentemente! Sabem aqueles hábitos ruins que temos, que sabemos que são prejudiciais, que nos fazem mal e que só depende de nós afastarmo-nos deles mas — mesmo assim — eles persistem, dia após dia? Pois é; ao fim de dois meses de 2016 tenho quatro hábitos terríveis que não vão embora por nada.

(via pinterest)

Ainda não voltei ao ginásio.

Como é que é possível? Sara, a gorda. E não é por falta de inscrição ou falta de condições. Estou inscrita há (demasiado) tempo mas contam-se pelos dedos das mãos as vezes que fui. E as consequências de não treinar começam agora a notar-se em força. Será que é desta que regresso, finalmente, ao ginásio?

Solução? 

Força de vontade, senhores! É tudo o que é preciso. E depois de retomar o ginásio, a rotina torna-se fácil e acaba até por servir de escapa ao stress do trabalho. Eu sei (been there, done that) que depois acaba por ser viciante, o ir ao ginásio. O que custa é começar...

(via pinterest)

Estar ao computador mais de 8h seguidas.

Eu sei que a minha profissão assim o exige. Ser designer gráfica (especialmente em regime de freenlace) acaba por resultar numa vida diária muito sedentária, que me obriga a estar muito tempo sentada a computador. O facto de não manter as idas ao ginásio com regularidade também  acaba por piorar a situação. Ou seja, no fundo, os meus dias são — literalmente — passados numa cadeira ao computador. Se é mau para a saúde física acaba por ser pior para a mental. Como trabalho por conta própria acabo por me desleixar com a rotina de sair, apanhar ar, esticar as pernas. E isso tem mesmo que ser emendado...já!

Solução? 

Impor horários, implementar alarmes no telemóvel, o que for preciso. Se começo a trabalhar às 8h30 não estar mais do que 2h a 3h sentada. Obrigar-me a levantar, ir fazer um chá, ir dar uma volta ao quarteirão, qualquer coisa!


(via pinterest)

Telemóvel na cama.

Como se já não bastassem as horas todas que passo em frente ao computador, ainda não consegui perder o (terrível) hábito de levar o telemóvel para a cama. É péssimo e eu sei disso. Onde é que se já se viu? Estou o meu dia todo a trabalhar ao computador, a navegar pela internet e...ainda consigo passar mais hora e meia, deitada na cama, a fazer scroll down? Isto tem mesmo que acabar!

Solução? 

Não. Simplesmente: não! Enviar a última mensagem de "boa noite" fora do quarto, acertar o despertador fora do quarto e garantir que, uma vez no quarto, o telemóvel é pousado na cabeceira e...acabou. É tão simples, Sara!

(via pinterest)

Pequeno-almoço não-tão-saudável.

Desde sempre que o pequeno-almoço é a minha refeição predilecta do dia. E desde sempre que adoro os "pequenos-almoços de hotel" (ou os, hoje em dia, tão badalados "brunches"). Meia de leite com muita espuma, pão variado com várias guarnições e se tiver crispy bacon...melhor ainda! Não que coma um english breakfast todos os dias, mas todos os dias começo o dia com uma meia de leite cheia de espuma (como eu gosto) e uma sandes, normalmente com manteiga e fiambre. E está tudo errado! Sei perfeitamente que há alternativas bem mais saudáveis e nutritivas para começar o dia e descobri este site com 10 ideias de pequenos-almoços saudáveis que adorei e vou adoptar na minha rotina diária.

Solução? 

Ingredientes saudáveis fazem pequenos-almoços saudáveis, por isso é imperativo ter sempre coisas boas à mão. Fazer alguns ajustes (como substituir o pão branco por integral) já é uma grande ajuda. 


E vocês, partilham de algum destes maus hábitos? Contem-nos tudo!

18 comentários

  1. Querida Sara, força aí!!! A nossa saúde acima de tudo!
    Beijinhos doces
    Sunny November

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Cláudia, muito obrigada :) já regressei ao ginásio esta semana e já adoptei novos menus de pequeno-almoço, vamos num bom caminho!

      Um beijinho enorme

      Eliminar
  2. Partilho o mau hábito de não ir ao ginásio! Tenho andado tão preguiçosa... Solução: tenho feito alguns exercícios em casa. Não é a mesma coisa, mas não estou parada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma mau hábito partilhado, sem dúvida, mas és mais corajosa do que eu, porque ainda fazes alguma coisa em casa :) que orgulho! Eu sou mesmo muito preguiçosa (ganhava o miss preguiça sem hesitar hihi). Mas esta semana já regressei por isso sinto me motivada!

      Eliminar
  3. Também ainda não perdi o hábito do telemóvel :| Quanto ao regresso à actividade fisica - check :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yeyyyyyy temos check no desporto :) o telemóvel tenho andado a cumprir a solução que impus, pelo menos esta semana e... Parece que até durmo melhor :)

      Eliminar
  4. Também tenho os hábitos pouco saudáveis de não fazer exercício físico e estar muitas horas seguidas em frente ao computador. Os pequenos-almoços é simplesmente garantir que não há comidas pouco saudáveis em casa para não ceder à tentação :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Madalena, na última ida as compras apostei em coisas boas e saudáveis para o pequeno almoço e agora até lhe tomei o gosto! Embora ao fim de semana acho que vou continuar a deleitar-me com uma meia de leite cheia de espuma :) de resto, pelo menos esta semana, tenho andado a portar me bem!

      Eliminar
  5. Este post resume os meus maus hábitos. Computador e pequeno-almoço, principalmente! E confesso, tenho-me desleixado no desporto também...ai, vamo nessa juntar, miga? :p

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaninha, tamo junta miga :D eu acho que o ter publicado esta auto-humilhação e exposto os meus maus-hábitos fez com que quisesse fazer melhor e esta semana tem corrido bem! So far so good :)

      Eliminar
  6. Diz-se que ao fim de 21 dias a forçar um comportamento se torna um hábito. Começa já amanhã que antes do fim de Março já ninguém te segura!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São danados, estes hábitos! Ando confiante que até ao verão já enraizei a rotina do ginásio de novo :) um beijinho

      Eliminar
  7. sei bem como é. mas no meu caso nem a matrícula na academia eu fiz ainda. shame on me. a gente tem tudo tão a mão, só depende da gente... e ainda assim a gente enrola tanto né? que coisa.

    força pra nós duas, HAHA. que a gente consiga deixar esses velhos hábitos pra trás.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Babe Ba, pior era eu, que andava a pagar ginasio há meses e meses sem lá por os pés, que tragedia!! Força mesmo :) eu já comecei esta semana, vamo lá *

      Eliminar
  8. Por cá, os objetivos são semelhantes. :) Ha uns meses optei por um estilo de vida mais saudável e a primeira alteração foi a alimentação (o pequeno-almoço era, na maioria das vezes, inexistente!). Entretanto, retomei as minhas aulas de ballet e já começo a notara diferenças significativas na tonificação muscular (há melhor factor de motivação?). Bem...tal como tu tb tenho o péssimo hábito de pegar no telemóvel quando já estou na cama (é o meu momento "Instagram" :)). Também tenho de mudar isso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, ballet que coisa boa!:) acho que aliar a rotina do ginásio a uma alimentação mais saudável ajuda muito o cumprimento de ambas as tarefas! E é mesmo no instagram que me perco (ou perdia) todas as noites, era o meu guilty pleasure! Beijocas grandes

      Eliminar
  9. Acho que os partilho todos contigo! E também tenho urgentemente de lhes pôr um fim! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Força :) depois de nos mentalizarmos que não podemos continuar assim é só querer!

      Eliminar