Cozinha Saudável


Com a Mafalda Pinto Leite. Que é uma verdadeira inspiração (e motivação) e que nos recebeu para um almoço intimista, divertido e muito, muito delicioso. A ocasião não podia ser mais solene e o cenário foi muito bem escolhido. Para celebrar o lançamento do seu novo livro, Cozinha Saudável, organizou um almoço n'A Luz Ideal e não podia ter sido mais perfeito.


Ainda estamos no rescaldo dos feriados, do fim-de-semana prolongado, das petiscadas com os amigos e das Festas de Lisboa. E esta é, por isso, a altura perfeita para voltar "àquele" estilo de vida saudável que todos pretendemos antes do verão (e durante o ano todo, na verdade). Por isso deixem-se inspirar pelo menu delicioso que a Mafalda nos preparou e por esta luz magnífica.



Foi um almoço agendado para o princípio da tarde. O dia estava quente e o sol brilhava intensamente lá fora. Aqui dentro, n'A Luz Ideal, o ambiente estava bem mais agradável, com ar fresco, muito descontraído e feminino. A decoração estava linda, com umas flores naturais que compunham todo o cenário. O resto, já se sabe: este espaço tem qualquer coisa de mágico.



Depois de feitas as apresentações, tive o privilégio de partilhar a mesa com a Anna Westerlund, de quem já vos falei por aqui, e com a sua barriguinha de quase-nove-meses. Foi a companhia perfeita para um almoço de verão. E vejam bem que almoço:



De seguida, foi-nos apresentado o prato principal: tacos Mexicanos. Uns saborosos tacos mexicanos-vegetarianos. A base é uma tortilha caseira feita à base de milho, tomate, pimento, sementes várias e temperos. Fica fina e estaladiça e fica muito gostosa. Perfeito para acompanhar com uma limonada de matcha.



O recheio é feito só com coisas boas: nozes, cominhos, coentros, tomate, jalapeño, lima entre outras tantas delícias que podemos encontrar facilmente na cozinha e que só nos fazem bem. Este é um prato fresco e leve, ao mesmo tempo que se torna substancial e satisfaz-nos na perfeição. Eu, por exemplo, não tive fome nenhuma no resto da tarde (e notem que me fartei de andar pela baixa-chiado).



Por fim, o complemento perfeito do almoço: um duo de sobremesas que se equilibravam muito bem. Uma fresca, ligeiramente ácida e outra densa, quente e doce. Falo-vos pois da tarte de maracujá (com base de macadâmias) e da fatia de caramelo com maca e tahini (com um trave a côco).



Tenho a dizer que sou suspeita, porque adoro maracujá, mas o meu coração perdeu-se de amores por aquela tarte e já só penso em recriá-la cá em casa. Também vocês podem espreitar estas e outras receitas no livro Cozinha Saudável da Mafalda. Encontram-nos nos pontos de venda habituais e é da Porto Editora. E se julgam ter a vida complicada por não encontrarem os produtos certos, no sítio do costume, então deixo-vos com a indicação de que a Mafalda criou uma despensa pura, de seu nome Puro Sumo, onde podem encontrar todos os ingredientes para fazer todas as receitas saudáveis e deliciosas.

5 comentários

  1. Amo o teu blog. ❤ Tu escreves super bem, as fotos são lindas e fiquei com vontade de comprar o livro depois deste post 😅👏

    ResponderEliminar
  2. Tem tudo um aspecto maravilhoso e tu ainda consegues captar os pormenores mais bonitos da maneira mais bonita!:)

    beijinhos,
    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. A minha irmã tem esse livro, as receitas têm todas um aspecto divinal!

    | i n d e c i s a

    ResponderEliminar
  4. Parabéns!As fotos estão amorosas :)

    ResponderEliminar
  5. Que aspecto fabuloso!! Dá mesmo vontade de comer já tudo!

    ResponderEliminar