A MADAME PESTISCA?


Petisca a madame e o monsieur, com muito amor... E com um pôr-de-sol maravilhoso atrás do Tejo. Ele levou-me lá, num sábado destes, ao final do dia. Estava uma tarde quente e pintada de tons dourados, lindos. Uma verdadeira tarde de verão. E há muito que não aproveitávamos um pôr-do-sol assim, na cidade. Foi óptimo descomprimir depois de uma semana de trabalho, com uma vista absolutamente de tirar o fôlego. Para ficarem a conhecer a nossa ida ao Madame Petisca, é só continuar a ler o artigo. Tenho a certeza que vão gostar!


Este é um daqueles espaços que permaneceria desconhecido se não fosse a app-maravilha Zomato. Numa demanda para ir conhecer um sítio novo, diferente e bonito, fizemos algumas pesquisas e encontrou este espaço maravilhoso e acertou em cheio, quando pensou que eu ia adorar. Tentou reservar mesa mas disseram-lhe que não aceitavam reservas — mas fomos na mesma à aventura.




Madame Petisca

Situado na Rua de Santa Catarina, junto ao Bairro Alto, este espaço tem, por isso, uma vista incrível sobre a cidade voltada para o Tejo. Fica no topo de um boutique guest house, que pertence ao mesmo grupo — o Shiadu. A sua exploração está muito bem feita e com uma localização tão priveligiada é impossível resistir-lhe. A entrada é comum mas se subirmos de elevador até ao último piso não tem nada que enganar.
  

Um rooftop aconchegado, pequenino, emoldurado com uma vista linda. Como já não chegámos lá tão cedo quanto desejado (o melhor mesmo, sem reserva, é ir cedo) o espaço já estava completamente preenchido. Por sorte, conseguimos uma mesinha para dois, na varanda exterior e sentamo-nos sem demoras.




Restaurante, Bar e Terraço

O serviço é muito simpático mas também tenho a apontar que é bastante lento. Não sei se é porque a casa estava cheia — embora assuma que deva estar sempre assim, sobretudo aos fins-de-semana — mas o espaço entre o sentar, pedir, comer e pagar fez-se bastante demorado. De qualquer das formas, não tínhamos pressa. Estávamos de fim-de-semana só queríamos ver o sol a pôr-se junto ao rio, observar as mil e uma cores lindas que abraçavam a cidade e degustar o nosso Madame's Cocktail.




A Madame convida-nos a petiscar, a partilhar e a brindar; brindar às coisas boas da vida, ao amor e amizade, aos finais de tarde assim. Faz-nos parar um bocadinho para apreciar sorte que temos por viver num país lindo e ter uma capital tão única como Lisboa. Este espaço é mesmo o elogio perfeito à madame Lisboa — que se apresenta como a meina e moça que sempre conhecemos, em todo o seu esplendor. 




Pedimos alguns petiscos para partilhar e adorámos todos sem excepção. Pedimos primeiro o couvert e de seguida, a nossa opção recaiu nos tradicionais (e muito bem confeccionados) ovos mexidos com farinheira, croquetes com molho madame, umas cascas de batata (adoramos!) e frango com morcela e abacaxi. 



Em lento compasso, íamos provando e comentando o que nos chegava à mesa. Os ovos estavam realmente muito saborosos e a dose é bastante generosa. Os croquetes são maravilhosos e a madame sabe mesmo fazer um molho delicioso. Os chips de casca de batata são também um must e apenas o frango nos pareceu ter pouca morcela, embora fosse muito suculento. De baixo do olho ficaram as trouxas de alheira com ovo de codorniz. Temos que voltar!






Não podíamos despedirmo-nos sem experimentar algumas das propostas da carta de sobremesas. A escolha foi imediata, pois somos ambos pessoas de paixões fortes. Ele a preferir as sobremesas mais cítricas e eu a adorar as mais doces. Para o menino, a tarte de limão. Para a menina o tiramisù de frutos vermelhos. Sou suspeita, mas fiquei mesmo apaixonada pela re-interpretação do tiramisù com os frutos vermelhos; estava tão bom!



Apesar das muitas tentativas, foi mesmo complicado registar o espaço. Não sendo muito grande acaba por se tornar complicado capturar a atmosfera e a vista soberba quando está cheio. Ainda assim, fica a intenção de uma descrição detalhada e o convite para irem conhecer este terraço incrível, num dos bairros mais característicos e com mais personalidade de Lisboa.



Para além dos petiscos deliciosos, aproveitem também o brunch da madame. Creio que é delicioso e eu já marquei na agenda regressar para o experimentar, num fim-de-semana próximo. Não deixem de acompanhar a página da Madame Petisca, aqui e aqui.


Madame Petisca
Rua Santa Catarina, Lisboa
Das 12h às 24h

4 comentários

  1. Esta madame também quer petiscar aí! Que bom aspectoooo :)

    | i n d e c i s a

    ResponderEliminar
  2. Que lugar lindo, Sara! Fiquei muito curiosa e com muita vontade de conhecer.

    Um beijinho

    ResponderEliminar