Summer Postcards #2


Silves, a Feira Medieval e o Café Da (dona) Rosa. À semelhança do ano passado, e do outro anterior, e do outro antes desse [...] a visita a Silves — outrora cidade capital do Algarve e berço da família do pai — é obrigatória. Por isso a partilha de hoje traz até nós um cheirinho daquela tarde quente, do lanche delicioso, das ruas medievais e das memórias do sol se pôr atrás do castelo.



 

Chegar a Silves pouco depois de almoço. Um ar quente, quase difícil de encarar mas que traz com ele a certeza que vai deixar saudades. Um café pitoresco, genuíno, ainda mais bonito, com doces regionais, tradicionais, divinais. Os sorrisos de quem nos recebe e os nossos — de quem se delicia com os melhores dons rodrigos do mudo. As ruas que parecem ser de antigamente (e são-no, no fundo). A brisa ligeira que começa a levantar-se como um suspiro. O sol que se vai camuflando com a bruma fim de tarde, acabando por dourar o céu, as árvores, o castelo. E que se extingue por fim, dando lugar a uma noite maravilhosa...


... É assim uma tarde por lá. A paragem obrigatória dá pelo nome de Café da Rosa, um café com muita história, que nos é muito próximo, e que tem — muito provavelmente — dos melhores doces algarvios. É reconfortante saber que por mais mudanças que surjam as coisas boas se mantém assim: inalteráveis.


Da Rosa

Este espaço já não é novidade por aqui. Falei-vos dele nesta publicação, ainda conhecido como o café da Dona Rosa. Hoje em dia está mais modero, mais arejado, tem maior oferta e um espaço incrível de estar, para se ficar (horas e horas). Fica situado no Largo do Município e deve ser ponto de paragem obrigatória para todos aqueles que visitem Silves.



há muito mais que praia...

Aliás, Silves — só por si — já é um ponto de interesse enorme, para todos aqueles que visitam o Algarve. É a janela perfeita por onde podemos espreitar e perceber que, afinal, o Algarve não é só praia. Tem mais. Tem muito mais.





Tem uma cidade maravilhosa, repleta de história, paisagens deslumbrantes, monumentos emblemáticos e pessoas simpáticas. É em Silves que visitamos sempre a Feira Medieval, que conta já com a 13ª edição e cada ano que passa nos consegue surpreender!


Feira Medieval de Silves

Acontece sempre por esta altura do verão, sempre em Agosto. Este ano começou a 12 de Agosto e termina a 21 — hoje! Exactamente: se estão em Silves ou por terras algarvias, dêem um saltinho até à Feira Medieval, que é absolutamente deliciosa.



Passem pelo centro histórico da cidade e, das 17h às 24h, visitem esta recriação medieval, que remonta aos tempos das invasões árabes e conquistas lusitanas. A entrada tem um valor a partir de 2€ (consultar preçário aqui) e o bilhete pode ser adquirido no recinto.





De resto, fiquem com esta partilha recheada de carinho e (já) muita saudade, desta cidade. Não se esqueçam de espreitar a tag #littletinypiecesofalgarve para saberem por onde andámos. Ah...e tenham um bom domingo!

3 comentários

  1. Que fotografias lindas! E o café da Dona Rosa é mesmo adorável :)

    | i n d e c i s a

    ResponderEliminar
  2. Espero que tenhas visitado a Feira Medieval também de noite. O ambiente é espetacular e é um ponto de encontro para muitos jovens do concelho, como eu, que estavam nas primeiras edições, saíram para estudar ou trabalhar e voltam poucas vezes durante o ano mas aí encontram-se :)

    Rui Quinta, Rui de Viagem

    ResponderEliminar